O que é PSA? Qual a importância no câncer de próstata

25 de janeiro de 2020

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do exame de PSA, seja na indicação ou mesmo no resultado do exame. Por isso, nós vamos explicar, da maneira mais fácil possível, tudo que você precisa saber sobre ele. Acompanhe. 

O que é o exame de PSA?

O PSA, ou Antígeno Prostático Específico é um exame utilizado principalmente para pesquisar a existência de câncer de próstata, quando ainda não há sintomas (rastreio).

Os antígenos são moléculas produzidas pela próstata, até mesmo quando ela está saudável.

Por isso que o exame começou a ser solicitado quando há sintomas ou mesmo quando há fatores de risco.

Para que ele serve?

A principal função do exame é detectar a existência de problemas na próstata, principalmente o câncer, mas também a prostatite e a HPB (Hiperplasia Prostática Benigna).

Como é feito o exame?

O exame de PSA é feito através da coleta de sangue, que é enviada para a análise. É um exame simples, normalmente sendo pedida a medida do PSA total, mas o médico também pode pedir a quantidade de PSA livre.

É importante salientar que o PSA aumenta de forma natural com a idade, assim como alguns casos de câncer pode não apresentar alterações significativas. Assim, a interpretação do resultado é individual e deve ser feita pelo médico especializado.

Quando fazer o exame de PSA?

O exame de PSA é solicitado nessas condições:

TODOS os Homens a partir dos 50 anos ou Homens a partir dos 45 anos, com alto risco de desenvolver o câncer de próstata, que são: homens com história familiar de câncer de próstata e negros.

O exame de PSA tira a necessidade de fazer o exame de toque?

Não. Na verdade, o exame de toque acaba ajudando a localizar pequenos tumores, que, muitas vezes, não são detectados com o exame de PSA, pois não causam alterações.

Para confirmar o diagnóstico do câncer de próstata, é necessária uma biópsia, que é solicitada quando o médico encontra alterações em um dos dois exames.

Por isso, é de extrema importância fazê-los, mas depende, claro, da indicação do médico.

A prevenção é sempre a melhor solução. Por isso, faça suas visitas ao urologista regularmente.

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat