5 dicas de como prevenir pedra nos rins

2 de dezembro de 2019

Prevenir pedra nos rins, precisa de atenção. Pois elas são recidivas, ou seja, voltam a atividade com frequência. Assim, quem já sofreu com esse problema, provavelmente voltará a sofrer. Então é preciso se prevenir. Por isso, separamos as 5 principais dicas para a prevenção de cálculos renais. 

Quais são as causas de pedra nos rins?

Para entender como prevenir pedra nos rins, é importante entender como elas acontecem.

Nossos rins são responsáveis por filtrar o sangue, retendo elementos como cálcio, oxalato e ácido úrico.

Porém, quando há um grande volume de moléculas com esses elementos e, em contrapartida, pouco volume de líquido para dissolver, aparecem cristais e agregados, que se transformam em cálculos renais.

As pedras nos rins podem ter tamanhos bem variáveis e o tratamento depende disso e do tipo.

Como prevenir pedra nos rins

1. Beba muita água

Beber muita água é a principal forma de prevenir as pedras nos rins. A indicação que sempre ouvimos é beber pelo menos 2 litros de água por dia, porém para saber a quantidade certa de água para o peso, é necessário fazer uma continha.

Para cada 1kg de peso, deve se consumir 35ml de água. Ou seja, uma pessoa que pesa 70 kg, deve tomar pelo menos 2,45L por dia. Já uma pessoa que pesa 90 kg deve tomar 3,15L.

Uma boa forma de saber se está tomando a quantidade de água ideal é observar a cor do xixi, pois ele deve estar incolor e não ter cheiro todas as vezes que for ao banheiro.

2. Evite o consumo de muito sal

O sódio é um dos principais vilões para rins saudáveis, por isso é importante evitar o alto consumo de sal de cozinha, além de alimentos que possuam muito sódio na composição, como:

Temperos e molhos prontos;

Carnes processadas como linguiça, presunto, mortadela, apresuntado e bacon.

Queijo parmesão ralado;

Macarrão instantâneo;

Dentre outros.

É importante sempre verificar a composição do alimento para saber se realmente vale a pena consumi-lo.

Além de pedra nos rins, alimentos com muito sódio não fazem bem para a saúde em geral, segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo ideal de sal é de 5g por dia, sendo 3g reservadas para o preparo e 2g presentes naturalmente nos alimentos.

3. Tomar suco de limão ou laranja

As frutas limão e laranja são ricas em ácido cítrico, que dão origem ao chamado citrato, que evita a formação de cristais e de cálculos renais.

4. Evite o oxalato

O oxalato facilita a formação de pedra nos rins, por isso é importante evitar alimentos que o contenham, que são: beterraba, chocolate, nozes, cheddar, espinafre cru, ruibarbo, soja e derivados.

5. Evite o açúcar e refrigerantes

Consumir muito açúcar também auxilia no início do processo de formação de pedra nos rins, pois causa interferência na absorção de cálcio e magnésio, como também em relações minerais do nosso organismo.

Assim, o consumo de refrigerante e açúcares não saudáveis, como o açúcar branco refinado, deve ser evitado.

Essas são algumas medidas que você pode tomar para evitar o surgimento de novos cálculos renais, mas é importante fazer um check-up anualmente.

Veja também:

Agende sua consulta com um especialista.

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat