O que é PSA? Qual a importância no câncer de próstata
O PSA é o exame de sangue realizado para verificar a possibilidade de existência de câncer de próstata, por isso é tão importante. Saiba mais
VER MAIS >
Encerrada a cirurgia, o paciente permanece na sala de recuperação pós-anestésica por 2h em média;
Importante a presença de um acompanhante para informações acerca do procedimento;
Na alta hospitalar, o paciente deverá estar acompanhado de algum responsável, não dirigindo nenhum veículo nesse retorno para casa. Também não é aconselhável a utilização de transporte público, como ônibus, trem ou metrô, pois caso aconteça alguma intercorrência, é preciso retornar imediatamente para o hospital.
Dieta:
Jejum total de 8 horas antes do procedimento marcado;
Água em alíquotas de 150ml tomadas até 4 horas antes do procedimento.
Medicações:
Devem ser mantidos os horários e doses habituais:
Anti-hipertensivos
Beta-bloqueadores
insulina
Broncodilatadores
Cardiotônicos
Anticonvulsivantes
Corticites
Medicação psiquiátrica
Antialérgicos
Devem ser suspensas:
Anticoagulantes orais (5 dias)
Antiagregante plaquetários (7 a 10 dias)
AINE (24 a 48 horas)
Antidepressivos (3 a 5 dias)
Antidiabéticos orais (no dia)
Diuréticos inibidores da reabsorção de potássio
Exames pré-operatórios:
Portar TODOS os exames realizados, tais como: Raio X, exames laboratoriais, tomografias, eletrocardiograma e entre outros;
Avaliação Anestésica:
Visita do anestesista da equipe cirúrgica no dia da cirurgia.
Se o anestesista constatar que o paciente não apresenta condições ideais para a anestesia, mesmo já internado, como secreção pulmonar, febre, tosse, crise hipertensiva, exames pré-operatórios insuficientes, a cirurgia poderá ser reagendada.
Internamento:
Comparecer com pelo menos 3 horas de antecedência;
Portar documento de identidade, carteira do Plano de Saúde e autorização prévia do convênio;
É importante salientar que a cirurgia tem uma PREVISÃO de início, logo, podem ocorrer atrasos ou antecipações no horário proposto.
Médico cirurgião formado pela Universidade Federal do Ceará.
Hoje Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, iniciou sua carreira em 2010, quando ingressou na residência de Cirurgia Geral e Videolaparoscopia Avançada do Hospital Dr. Geral Dr. César Cals. Em 2013, após ser aprovado em primeiro lugar geral no concurso para Residência Médica em Urologia, iniciou sua titulação no Hospital Geral de Fortaleza, onde especializou-se em cirurgia minimamente invasiva e Vídeocirurgia. Já especialista, estagiou no Serviço de Urologia da USP e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), aperfeiçoando os conhecimentos em uro-oncologia.
Na área de Cirurgia Minimamente Invasiva, Dr. Raphael vem se destacando, fazendo parte de uma pequena parcela de urologistas que realizam Prostatectomia Radical Videolaparoscópica (tratamento do Câncer de Próstata), inclusive foi pioneiro neste procedimento no Hospital da Polícia Militar do Estado do Ceará.
Na busca de aprofundamento na área, iniciou treinamento em cirurgia Robótica em 2015, quando estagiou com Dr. Rafael Ferreira Coelho, referência mundial em Cirurgia Robótica, e acompanhou o desenvolvimento do serviço de Cirurgia Robótica do Hospital Monte Klinikum, do qual faz parte da equipe. Durante esse processo, participou e ainda participa de diversos procedimentos robóticos, inclusive sob a tutoria do Dr. Vipul Patel (maior nome da Cirurgia Robótica de Próstata do mundo, com mais de 11000 procedimentos realizados).
Seu interesse pela cirurgia robótica lhe fez buscar cursos no exterior, como o renomado curso da Sociedade Americada de Urologia, no Florida Hospital Nicholson Center, coordenado pelo Prof. Vipul Patel, além de curso em Bogotá, dentre outros.
Buscando oferecer o melhor a seus pacientes e contribuir para a excelência da urologia cearense, Dr. Raphael é idealizador do primeiro centro especializado em cálculos urinários do Ceará (Instituto LITHOS), inaugurado no segundo semestre de 2017.
Desempenha atividades de tutoria da residência médica no Hospital Universitário Walter Cantídio (Universidade Federal do Ceará) e Hospital José Martiniano de Alencar.
Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL), American Urological Association (AUA) e European Association of Urology (EAU).
Dr. Raphael exerce a Urologia baseado na ética, humanização, disponibilidade e qualidade no atendimento, sempre pautado na sinceridade e clareza no trato com seus pacientes. Desenvolveu um sistema integrado de atendimento, com central de atendimento e de tira-dúvidas para seus pacientes, além de uma assessoria para agendamento de exames e autorizações junto aos convênios.
A cirurgia robótica é uma prova do avanço da medicina, sendo o método mais moderno para tratamentos de algumas doenças urológicas. Diferente do que muitas pessoas pensam, o robô é totalmente controlado pelo cirurgião, permitindo uma visão ampliada e tridimensional, refinamento dos movimentos, que se tornam mais precisos e sem tremores naturais, além de ampliar o espectro de movimentos do cirurgião.
O método é, relativamente, novo no Brasil e, por isso, necessita de treinamento específico, certificação e experiência do médico.
O robô com tecnologia de ponta não faz nenhum movimento automático. Todos os movimentos são realizados pelo Dr. Raphael Bezerra no console de comando e reproduzido pelo robô.
E esse método prova-se ainda mais seguro diante de movimentos não previstos em sua configuração: nesses casos o robô aciona um comando que bloqueia a máquina temporariamente. Se o cirurgião remover o rosto da tela de controle, por exemplo, o robô irá parar, mesmo que haja algum movimento com as mãos, mas sem o contato visual.
Além disso, há uma checagem protocolar de itens de segurança regularmente.
Em 2015 iniciei meu treinamento em cirurgia robótica, ao conhecer o hoje amigo Dr. Rafael Ferreira Coelho, referência mundial em Cirurgia Robótica. Frequentei regularmente o Instituto
do Câncer de SP (ICESP) e posteriormente acompanhei a implementação do serviço de Cirurgia Robótica no Hospital Monte Klinikum, do qual faço parte atualmente.
Desde então, participo de constantes procedimentos robóticos, inclusive sob a tutoria do Dr. Vipul Patel, maior nome da Cirurgia Robótica de próstata do mundo (com mais de 13 mil procedimentos realizados)
Dos cursos realizados nessa área, destaca-se o Curso Anual de Cirurgia Robótica do Florida Hospital Nicholson Center, também chefiado pelo Dr. Patel,
promovido pela Sociedade Americana de Urologia.
Certificação em Cirurgia Robótica na Fundação INSIMED, em Bogotá, Colômbia.
Visita ao Florida Hospital Nicholson Center, sob tutoria do Dr. Patel.
O PSA é o exame de sangue realizado para verificar a possibilidade de existência de câncer de próstata, por isso é tão importante. Saiba mais
VER MAIS >A disfunção erétil afeta a vida de muitas pessoas em diversos graus, por isso, neste post explicamos tudo que você precisa saber sobre ela.
VER MAIS >Pode ser muito doloroso, quem já teve sabe. Por isso, eu separei 5 ótimas dicas de como prevenir pedra nos rins. Para ver, acesse aqui.
VER MAIS >Rua Monsenhor Bruno, 2332 - Subsolo 2 - Sala 3
Aldeota, Fortaleza/CE
Agende sua consulta por fone, Whatsapp ou deixe sua mensagem.
85 98101-1015
Responsável Técnico
Dr. Raphael Bezerra
CRM CE 12299 RQ
E Urologia 7954