Diferenças entre hiperplasia e câncer de próstata

O aumento da próstata é muito comum após os 45 anos de idade, o que também acontece por decorrência do câncer. As duas condições podem, inclusive, ter sintomas parecidos, por isso nós vamos te ajudar a entender melhor a diferença entre elas.
O que é a próstata e o que faz?
A próstata é uma glândula, que se localiza na base da bexiga, na frente do reto e envolve a uretra.
Ela faz parte do órgão reprodutor masculino e sua função é a produção e armazenamento de fluido seminal, levemente alcalino e claro, que corresponde entre 10-30% e que juntamente com os espermatozoides formam o sêmen.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é um tumor, que acontece quando as células se multiplicam de forma mais veloz do que deveriam e pode, inclusive, se disseminar para órgãos mais distantes por via sanguínea ou linfática.
Aqui você pode saber mais sobre o câncer de próstata.
Hiperplasia prostática benigna (HPB)
A hiperplasia prostática benigna trata-se do crescimento nodular da próstata por causas ainda desconhecidas, porém alguns fatores podem estar ligados, como histórico familiar, idade e níveis altos de testosterona.
Cerca de 50% dos homens com mais de 50 anos de idade são acometidos com a HPB e com mais de 90 anos chega a cerca de 90%.
Ela não tem nenhuma relação com o aumento do risco de câncer de próstata.
Diferenças entre hiperplasia e câncer de próstata
A HPB é uma condição comum entre os homens, que cursa com o crescimento benigno da próstata e pode cursar com sintomas relacionados à obstrução da uretra, a qual é envolta pela próstata.
Que sintomas são esses?
- Jato urinário fraco e entrecortado
- Esforço ao urinar
- Sensação de esvaziamento incompleto
- Acordar várias vezes para urinar
- Urgências urinária
- Retenção urinária;
- Necessidade de mais esforço para urinar e;
- Demora para urinar.
Já o cancer de próstata, é uma patologia maligna que muitas vezes é silenciosa, sem sintomas, por isso a visita periódica ao urologista aumenta os diagnosticos precoces e as chances de cura
Diagnósticos
PSA Antígeno Prostático Específico
Tanto o câncer de próstata quanto a HPB apresentam níveis altos de PSA, no entanto a HBP há uma melhor relação entre a quantidade de tecido prostático (tamanho da próstata), no câncer, temos uma desproporção entre o nível de PSA e o tamanho da próstata. Outra causa que pode aumentar os níveis de PSA é a prostatite.
Exame físico
O exame físico é de suma importância para uma boa avaliação.
O principal exame é o toque retal, quando pode-se identificar alguns achados que podem sugerir tumores.
Hoje ainda podemos lançar mão da Ressonância Magnética, o que não exclui a necessidade do toque, mas auxilia na avaliação.
O diagnóstico de cancer de próstata só pode ser confirmado com biópsia e exame histopatológico.
HPB não evolui para o câncer de próstata
Como as duas condições possuem como característica o aumento da próstata e do PSA, muitas pessoas podem achar que possuem relação, mas não se preocupe, são diferentes e a hiperplasia não evolui para câncer.
Apesar da hiperplasia parecer uma doença menos agressiva é preciso estar atento, pois por conta do seu aumento, pode obstruir totalmente a uretra, evitando a passagem da urina e trazendo complicações maiores com a retenção de urina, ou seja, urina acumulada na bexiga.
Além do incômodo, isso pode causar infecções urinárias sérias e em consequência pode levar a insuficiência renal e até morte por infecção generalizada.
Agora que você já sabe que a diferença da hiperplasia prostática benigna e o câncer, é que o câncer é um tumor maligno, enquanto a HPB é o aumento da próstata que não complica ou aumenta a chance de desenvolvimento da outra patologia, não esqueça das idas periódicas ao urologista, seja para o câncer de próstata ou para HPB, essa visita é muito importante.
Mas lembre-se sempre de que só quem pode fazer o diagnóstico é o médico e que a partir dos 50 anos sua visita ao urologista precisa ser anual. Agende sua consulta aqui.
Deixe uma resposta