Saiba mais: Cálculo Renal
A pedra no rim, conhecida como cálculo ou litíase renal, é uma doença comum, causada pela cristalização de sais presentes na urina.
Seu princípio se dá quando a quantidade de água presente na urina não é suficiente para dissolver todos os sais presentes na mesma, retornando a forma sólida e precipitando as vias urinárias. Esses sais se aglomeram e com o tempo, acabam formando as pedras.
Existem dois motivos para que tal precipitação ocorra, sendo elas: Falta de água para diluir ou excesso de sais para serem diluídos.
Muitos pacientes que possuem pedras em seus rins podem não apresentar sintoma algum, porém, o clássico desse problema são as cólicas renais, que surgem quando uma pedra fica impactada em algum ponto do ureter – tubo que leva a urina do rim à bexiga. A crise de cólica é um dos momentos mais dolorosos que o paciente pode experimentar, e em sua maioria, é descrita como algo forte e pior do que certos acontecimentos graves relacionados à saúde.
Geralmente, em seu tratamento, as pedras menores costumam sair espontaneamente, mas há casos em que é necessária uma intervenção cirúrgica para eliminá-las. Porém, dependendo do sintoma, é importante que você procure seu médico ou um especialista na área para melhor diagnosticá-lo.

Deixe um comentário