Riscos do uso de anabolizantes para rins e saúde do homem

1 de novembro de 2018

Com a onda de corpos malhados que se espalha pelo Brasil, tanto para conseguir o corpo perfeito quanto para melhorar o desempenho em esportes, algumas pessoas acabam optando por encurtar o caminho e utilizar esteroides anabólicos androgênicos, também conhecido por anabolizantes. O que pouca gente sabe é que o uso de anabolizantes pode trazer alguns problemas a saúde, principalmente se não for indicado por um profissional.

Para que se usa anabolizantes?

Os anabolizantes possuem em sua composição o hormônio testosterona e seus derivados.

Quimicamente iguais ao hormônio testosterona que estimula o crescimento de pelos, desenvolvimento de músculos e ossos e também produção de glóbulos vermelhos.

São indicados para reconstruir tecidos que enfraqueceram por alguma doença crônica ou danos graves, podendo ser utilizado para ganho de massa corporal magra.

Podem ser indicados também para hipogonadismo, quando os testículos produzem pouco ou não produzem hormônios sexuais e câncer de mama, por exemplo.

Também são muito utilizados por praticantes de esportes, musculação e fisiculturistas para o aumento da força física e de massa muscular. Ajudam a diminuir fadiga e melhorar a performance física.

Complicações que os anabolizantes podem trazer para o corpo em geral

O uso de anabolizantes e esteroides diminuem a produção de hormônios que são produzidos naturalmente por gandulas do nosso organismo, com isso, nosso corpo compreende que a versão sintética é suficiente e passa a produzir bem menos, na medicina se chama feedback negativo.

O homem é o mais afetado, pois o uso da droga pode causar atrofia testicular que pode levar a impotência e esterilidade, aumenta a retenção de sódio, aumenta a pressão arterial, diabetes, lesões no fígado que podem ser irreversíveis e também maior risco de câncer.

Jovens de 28,30 anos, podem apresentar ausência de espermatozoides (azoospermia), diminuição da libido e até impotência, por causa desequilíbrio hormonal.

Para as mulheres, o uso de anabolizantes pode causar crescimento de pelos no rosto, oleosidade da pele e secreção sebácea, voz mais grossa, interrupção da menstruação e androgenização em geral. Também com risco de câncer e diabetes elevados e até irreversiveis.

Em adolescentes, além de tudo isso, compromete o desenvolvimento sexual, formação ossea, crescimento, dentre outros.

Quanto ao rim, tem se observado o aumento de problemas renais por práticas em exagero de exercício físico e uso de anabolizantes, principalmente em jovens.

De acordo com um artigo apresentado na 42ª Reunião Anual e Exposição Científica da Sociedade Americana de Nefrologia em San Diego/CA, o uso habitual de esteroides tem sérios efeitos nocivos sobre os rins que não haviam sido reconhecidos anteriormente.

Foi realizado um estudo no Centro Médico da Universidade de Columbia, pela Dra. Leal Herlitz (patologista) aonde foram descritas as lesões nos rins após o abuso de anabolizantes por um longo prazo.

Comparando um grupo de dez fisiculturistas que usaram esteroides por muito tempo e desenvolveram redução severa da função renal.

Nove dos dez fisiculturistas desenvolveram glomeruloesclerose focal segmentar, uma condição conhecida pela cicatrização dentro dos rins, que ocorre geralmente em rins sobrecarregados.

Os danos encontrados são semelhantes a pacientes obesos mórbidos, mas parece ser ainda mais grave.

Ainda no mesmo estudo, com a interrupção do uso de anabolizantes, a função renal dos fisiculturistas melhorou, com exceção de um deles que estava com insuficiência renal terminal e precisou de dialise.

Aumentos extremos na massa muscular exigem que o rim trabalhe mais do que o normal, aumentando sua taxa de filtração, colocando nível prejudicial de estresse nos órgãos.

Outra situação é a glomerulonefrite, processo inflamatório nos rins que provoca perda de proteína e sangue pela urina, essa condição pode evoluir para insuficiência renal crônica que é quando os rins não conseguem mais desempenhar o seu papel de filtrar os líquidos e resíduos do organismo, causando o acumulo dessas substancias e graves problemas a saúde, já que afeta a maioria dos sistemas e funções, incluindo a produção de glóbulos vermelhos, quantidade de vitamina D, controle da pressão arterial e saúde dos ossos.

O ideal é consultar um profissional que possa te ajudar a usar as ferramentas corretas e mais saudáveis para chegar no resultado que você espera.

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat