Câncer de Próstata: causas, sintomas e tratamentos

27 de novembro de 2017

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata se caracteriza como consequência da transformação de células da próstata de forma anormal, podendo, assim, se espalhar por todo o órgão.

Causas:
Por mais avançados que estejam os estudos na área, ainda não foi descoberta a causa exata do câncer de próstata, porém, existem fatores de risco que podem influenciar a doença, como:

Idade (As chances do desenvolvimento da doença após os 50 anos são significativas);
Hereditariedade (Quando existem casos de câncer de próstata na família, pode aumentar o risco de se ter a doença);
Má alimentação (Falta de vitamina D, alimentação rica em carne vermelha).

Sintomas:
No estágio inicial, o câncer de próstata costuma evoluir silenciosamente, não manifestando sintomas na maioria dos pacientes, quando manifestam, os sintomas mais comuns são:

Dificuldade para urinar;
Aumento da frequência urinária;
Presença de sangue na urina ou no sêmen;
Dor ao ejacular;

Tratamentos:
O tratamento varia de cada pessoa e estagio da doença, alguns exemplos de tratamentos são:
Vigilância ativa;
Terapia hormonal;
Radioterapia;
Crioterapia;
Quimioterapia;
Cirurgia.

O câncer de próstata, assim como outros tipos de câncer, tem chances de cura, por isso é importante realizar o exame anualmente, pois o diagnóstico precoce é fundamental no controle e na cura da doença.

Fontes: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-prostata