Câncer renal: a importância de visitar o urologista

21 de maio de 2018

Existem mais de 200 tipos de doenças que têm como característica a produção desordenada e agressiva de células em uma parte do corpo. A isso, chamamos de câncer. Estima-se que o câncer renal representa aproximadamente 3% das doenças malignas que afligem os adultos. Seu tipo mais recorrente é o carcinoma das células dos rins.

Estatisticamente, a quantidade de diagnósticos de câncer nesse órgão vem aumentando nos últimos anos. Uma explicação plausível para tal é que homens e mulheres estão se conscientizando e consultando seu médico urologista com mais frequência. Isso vantajoso, pois possibilita a identificação em fases iniciais, o que ajuda no tratamento e aumenta vertiginosamente as taxas de sobrevida.

O câncer renal é comumente descoberto por acidente em exames de rotina, pois é uma doença silenciosa. Seus três principais sintomas são: sangue na urina, dor abdominal e dor lombar. Todavia, são raras as vezes que eles aparecem concomitantemente.

Além desses, é possível destacar outros sintomas que passam despercebidos para os mais leigos, por isso é fundamental você sempre visitar o urologista de sua confiança. É observável a anemia, febre repentina, perda de peso, volume no abdome e excesso de cálcio no sangue.

Por isso, consulte seu urologista com rotina. Sua saúde agradece!