Cistite Urinária

22 de janeiro de 2018

A Cistite é uma infecção urinária extremamente comum em mulheres. Geralmente causada pela bactéria Escheriachia coli, a doença pode comprometer a uretra e o funcionamento da bexiga.

Basta um descuido na higiene para que os germes migrem entre os orgãos, desencadeando uma infecção. A contaminação pode ocorrer também durante o ato sexual, quando os micróbios presentes na área perianal chegam à uretra. No caso de mulheres que prendem a urina por muito tempo, a bexiga torna-se um local igualmente propício para a proliferação das bactérias.

Outros fatores que contribuem para Cistite: má formação do aparelho urinário, sondas urinárias, cálculo urinário, Herpes Genital, Diabetes Mellitus e gravidez (pois gera a compressão do feto sobre a bexiga).

A Cistite é incomum para o sexo masculino. Pode ocorrer, porém, em homens que praticam sexo anal (homo ou heterossexual) desprotegido e em casos de eventual aumento da próstata, o qual dificulta o esvaziamento da bexiga.
Essa infecção urinária possui alguns sintomas típicos, como desconforto da região pélvica, ardência ao urinar, sensação de pressão no abdômen inferior, aumento da frequência miccional, sangue na urina, e urina turva e com cheiro forte.

Ao perceber essas complicações, um Urologista deve ser consultado imediatamente. O tratamento da Cistite ocorre geralmente a partir de antibióticos receitados pelo especialista, cuja prescrição dependerá da infecção e da sua gravidade.

A Cistite é comumente tratada a partir de antibióticos receitados por um Urologista, cuja prescrição dependerá do tipo de infecção e da sua gravidade. Portanto, ao sofrer com os sintomas iniciais, não hesite em consultar um especialista.

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat