Como Evitar Infecção Urinária

9 de outubro de 2017

A infecção urinária é um quadro infeccioso que acomete alguma região do trato urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres, podendo ser de vários tipos: Cistite, uretrite, pielonefrite e infecção nos ureteres. Seus sintomas clássicos são ardência e dor na hora de urinar, além de urgência frequente em ir ao banheiro e suas causas variam de acordo com o local da infecção. Afeta em maior número o público feminino caracterizando 50% do total de vítimas.

Algumas maneiras de evitar esse quadro são:

Evite reter a urina por muito tempo: Apesar da urina conter muitas impurezas, ela higieniza o canal urinário levando junto com ela, bactérias.

Uso de camisinha nas relações sexuais: O aumento de secreções como sêmen no canal vaginal, pode aumentar o risco do surgimento desse quadro já que a principal causa da infecção urinária é a passagem de micro-organismos da uretra para a bexiga.

Limpeza correta: Para as mulher, a forma correta de higienizar a região íntima é de frente para trás, para não levar bactérias do ânus para o canal vaginal.

Urinar após a relação sexual: A relação sexual favorece a ascensão de bactérias pela uretra, por isso, é recomendado urinar após a relação para realizar a limpeza do trato urinário.

Ingestão suficiente de líquidos: Consumir pouca quantidade de líquidos significa urinar menos, fato que reduz o número de higienizações do trato urinário.

Evitar protetores diários: Várias mulheres fazem o uso de protetores diários, porém, para evitar o surgimento de infecção urinária, esse ato deverá ser evitado pois eles favorecem o aquecimento da região e a sudorese, e cria um ambiente perfeito para proliferação de micro-organismos.

FONTE: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/infeccao-urinaria