Estenose Uretral

19 de janeiro de 2018

A Estenose Uretral é uma patologia mais comum em homens – uma vez que a uretra masculina é mais longa -, e rara em mulheres. Refere-se a um estreitamento de um segmento da uretra, o qual pode resultar em diminuição ou interrupção completa do fluxo urinário.

É importante ressaltar que qualquer parte da uretra pode ser afetada, tendo a extensão do estreitamento variada em alguns milímetros ou toda ela complicada. Em geral, há a deposição de tecido cicatricial (fibrose) na região da estenose.

Quando ocorre o estreitamento uretral, o músculo da bexiga começa a trabalhar fazendo mais esforço para que o fluxo urinário consiga ultrapassar a região da estenose. A complicação, no entanto, é dificilmente evitada, pois parte da urina ainda fica retina no interior da bexiga. Esse resíduo resulta em infecções urinárias, prostatites, orquites, entre outros problemas.

Os sintomas da Estenose de Uretra são semelhantes aos de doenças obstrutivas da próstata ou das doenças que diminuem a força da musculatura da bexiga. São eles: fluxo reduzido de urina, jato urinário fraco (prolongando o tempo da micção), aumento da frequência miccional, nictúria (idas ao banheiro durante a noite), ardência/sangue na urina e incapacidade de urinar, em casos mais graves.

Essa patologia possui diversas causas e fatores contribuintes, entre os quais se destacam: infecções na uretra (por doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo), lesões traumáticas e iatrogênicas na uretra, doenças dermatológicas, câncer uretral e diminuição da irrigação sanguínea. A Estenose Uretral é ainda mais preocupante pelo fato de também pode ser congênita, ou seja, o indivíduo nasce com o problema.

Formas de tratamento:
Dilatação uretral: forma de tratamento inicial em estenose curta e leve, ou no período pós-cirúrgico.
Uretrotomia: indicado para estenoses curtas; método não invasivo.
Cirurgias: método mais comum e eficiente.
Stents uretrais: em casos complexos, nos quais outras formas de tratamento – inclusive cirurgias – foram inviáveis.

A Estenose Uretral é uma patologia que requer total atenção dos indivíduos, os quais devem consultar um Urologista ao perceberem os sintomas.

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat