Fuja dessas 10 mentiras contadas sobre o câncer de próstata

8 de fevereiro de 2019

Apesar do câncer de próstata ser o segundo mais comum entre os homens, existem muitas informações erradas sobre ele. Por isso, separamos 10 mentiras mais comuns sobre o câncer de próstata para esclarecer a verdade sobre elas.

1. Apenas homens na terceira idade tem câncer de próstata

Segundo o INCA, o câncer de próstata tem incidência e mortalidade aumentada significativamente em homens acima de 50 anos, porém os exames periódicos para homens fora dos grupos de risco se iniciam nessa idade e homens que estejam dentro do grupo de risco, o ideal é iniciar aos 45 anos.

2. Sem sintomas, sem câncer de próstata

Na verdade, o câncer de próstata é um dos tipos de cânceres que pode não apresentar sintoma, sendo assim, em alguns homens os sintomas não se manifestam. Muitas vezes os sintomas podem ser confundidos ou imputado a outras doenças.

3. Exame de toque não é mais necessário para diagnosticar o câncer

Hoje existem mais dois exames para ajudar no diagnóstico do câncer de próstata:

Exame de sangue PSA: O câncer de próstata eleva os níveis de concentração de PSA, que é uma enzima produzida pela próstata, no sangue. No entanto, os níveis de PSA podem estar altos por causa de outras condições e acaba precisando de confirmação.

Ressonância magnética: técnica de imagem usada para formar imagens da anatomia e processos fisiológicos. O exame é como uma parte investigativa do câncer de próstata, com ele, é possível ver e identificar a possibilidade da existência e o tamanho do tumor.

4. Câncer de próstata não tem cura

Hoje existem diversos tratamentos para o câncer de próstata. Após o diagnóstico, verifica-se o estágio em que se encontra a doença e, só assim, é indicado o tratamento. Mas apenas para lembrar, quanto mais cedo diagnosticado o câncer mais chances de cura o paciente tem.

5. A cirurgia radical é a única solução para a doença

Na verdade, existem muitas opções para tratar a doença, mas para isso são feitos exames para identificar o estágio da doença e verificadas outras condições, como, por exemplo, idade e condições de saúde do homem.

6. Problemas psicológicos como depressão, ansiedade e estresse causam ou agravam a doença

Não existe nenhuma evidência científica que comprove isso, então, podemos considerar mentira.

7. Fazer sexo com frequência aumenta a chance de câncer de próstata

Muito pelo contrário, há alguns anos um estudo feito na Universidade de Boston -EUA, posteriormente publicado na “European Urology”, revista científica, relatou que homens que ejaculavam pelo menos 21 vezes durante o mês, apresentaram 22% a menos de risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

8. Cirurgia na próstata causa impotência

Essa sempre foi uma das grandes preocupações com a cirurgia na próstata, porém a tecnologia vem trazendo grandes vantagens para o procedimento cirúrgico, como a cirurgia robótica, que diminui consideravelmente o risco de impotência sexual.

9. O aumento da próstata significa que é câncer

Não necessariamente, o aumento da próstata também pode ser causado pela hiperplasia, uma doença muito comum em homens com mais de 60 anos e não evolui para câncer ou traz risco de morte.

10. Não existe diferença entre cirurgia convencional e cirurgia robótica

Existem muitas diferenças, a cirurgia robótica tem muitas vantagens, como, por exemplo, redução de dor pós cirúrgica, menor perda de sangue, menor tempo de internação, melhor visão para o cirurgião e menor risco de infecção.

Esclareça suas dúvidas sobre câncer de próstata.

Agora que você já sabe em que mentiras não deve acreditar, lembre-se: sempre visite o urologista para esclarecer todas as suas dúvidas, tirar os seus medos e te ajudar a identificar a doença e tratar o quanto antes. A melhor saída é sempre se prevenir. Agende uma consulta

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat