Hidronefrose (rim dilatado) entenda mais sobre isso

4 de setembro de 2019

A hidronefrose é pouco conhecida pela maioria das pessoas, mas pode causar diversas consequências nada agradáveis. Aqui nós vamos falar sobre tudo que você precisa saber sobre ela.

O que é a hidronefrose?

A hidronefrose tem como característica o acúmulo de urina nos rins, de forma que eles não conseguem fazer o processo normal de drenar a urina para fora do corpo. Por causa desse acúmulo de urina, o rim é dilatado.

Ela não é uma doença em si, mas sim um sinal de que algo está afetando o rim.

Quando o indivíduo está com hidronefrose, com o passar do tempo, a função dos rins diminui e consequentemente pode desenvolver outras condições, como a insuficiência renal.

Normalmente, a condição afeta apenas a um dos rins, no entanto, também pode acontecer bilateralmente, ou seja, nos dois órgãos.

Quando isso acontece, os sintomas podem surgir de forma mais rápida e intensa.

Causas da hidronefrose

A causa da hidronefrose é a obstrução das vias urinárias, podendo ser em qualquer dos canais que a urina percorre até sua eliminação pela uretra que pode ser uma obstrução completa ou parcial.

Como a hidronefrose acontece como uma complicação, algumas das condições que podem causar hidronefrose são:

• Pedra nos rins;
  • Tumor nas vias urinárias;
  • Aumento da próstata, como na hiperplasia prostática benigna;
  • Coágulo sanguíneo;
  • Funções anormais da bexiga causado por problemas nervosos;
  • Lesões obstrutivas do ureter (lesões iatrogênicas, endometriose, radioterapia, etc).

A hidronefrose também é comum em mulheres grávidas, por causa do crescimento do feto no útero, por consequência pode pressionar o ureter, impedindo a passagem da urina.

Sintomas da hidronefrose

O aparecimento dos sintomas variam sobretudo pelo tempo de instalação do fator causador.

Por exemplo, se for uma causa aguda, como uma migração de um cálculo, o surgimento dos sintomas é repentino e intenso.

Já se for uma condição gradual, como um tumor, os sintomas também aparecem paulatinamente.

Nesses casos, quando os primeiros sintomas começam a surgir não é muito fácil de identificar, pois são de certa forma silenciosos, no entanto com o passar do tempo ou se os dois rins forem afetados esses sintomas são mais intensos.

No início, como sintoma se tem apenas vontade repentina e constante de urinar.

Outros sintomas são:

• Dor ao urinar;
  • Náuseas e vômito;
  • Cólica renal;
  • Febre;
  • Sangue na urina e;
  • Dor intensa no abdome.

Complicações com a hidronefrose

Quando a condição não é tratada corretamente ou com demora, o inchaço no órgão pode provocar danos pequenos que danificam o funcionamento do rim.

Por conta disso, após um período podem acontecer desequilíbrios minerais que são importantes para o funcionamento do nosso corpo. Como também pode ocasionar graves infecções nos rins e um risco elevado de insuficiência renal.

Outras complicações são:

• Infecção urinária;
  • Insuficiência renal e;
  • Cálculos renais por conta do acúmulo de urina nos rins.

Tratamento da hidronefrose

Como ela é uma condição secundária, o médico pode tomar uma ação para melhorar a dilatação e então tratar a causa dela, que, conforme falamos anteriormente, pode ser pedra nos rins, tumor ou aumento da próstata etc.

Baseado em exames, solicitados pelo médico para o diagnóstico da causa, será indicado o tratamento da doença.

Como prevenir

Como ela é ocasionada por outra condição, não há como preveni-la, no entanto, você pode cuidar bem da sua saúde para tentar evitar que essas outras condições aconteçam, além do diagnosetico precoce.

Uma dica para prevenir essas demais doenças é manter uma alimentação saudável e praticar atividade física, pois ajudam a saúde de forma geral.

Agora que você já sabe como a hidronefrose acontece, que tal marcar sua visita ao urologista? Acesse aqui.