Hiperplasia Prostática

26 de janeiro de 2018

A Hiperplasia Prostática é um tipo de crescimento natural da próstata e, diferente do que algumas pessoas pensam, não tem relação com o câncer de próstata. Esse desenvolvimento pode acentuar-se ao ponto de dificultar ou impedir a passagem de urina pela uretra.

Mais da metade dos homens com mais de 60 anos tem aumento da próstata, porém nem todos sentem os sintomas da Hiperplasia.

O principal sintoma dessa complicação é a micção frequente, isto é, a vontade frequente de ir urinar, inclusive durante a noite. Isso ocorre devido à pressão na uretra exercida pela próstata, o que conduz a urina para fora do corpo. Além das frequentes idas ao banheiro, o homem passa a sofrer também com a dificuldade para urinar ou simplesmente a incapacidade de realizar sua necessidade fisiológica. Neste último caso, os rins ou bexiga podem ser danificados permanentemente.

É importante ressaltar que todos esses sintomas assemelham-se aos de outras infecções e doenças. Portanto, um médico especialista, como um Urologista, deve ser consultado imediatamente a fim de realizar o devido diagnóstico.
Este, por sua vez, pode ser feito a partir de um exame físico minucioso, com toque retal, auxiliado por exames complementares, tais como Ultrassonografia, Fluxometria e Cistoscopia. A Biopsia de Prostáta, outro exame, muitas vezes ajuda a descartar um possível câncer que pode estar presente.

O tratamento da Hiperplasia Prostática dependerá dos sintomas e de sua intensidade. Tendo em vista que as complicações impactam de forma significativa a qualidade de vida dos homens, alguns medicamentos ou cirurgia são levados em consideração.

Vale mencionar ainda que algumas atitudes podem ajudar no alívio dos sintomas sofridos pelos homens, como: reduzir o consumo de álcool e cafeína; evitar beber líquidos na hora de dormir (evitando a micção nesse período); praticar exercícios; praticar técnicas de relaxamento e contra o estresse.

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat