Qual a importância de visitar um urologista todos os anos?

17 de julho de 2018

O urologista é o médico responsável por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar o sistema urinário das mulheres e dos homens.

O urologista realiza exames de diagnóstico e prevenção de doenças relacionados ao trato urinário, como câncer de rins e infecções urinárias, por exemplo.

O urologista é responsável por tratar órgãos como rins, bexiga, uretra, ureter, testículos, pênis, próstata, glândulas adrenais e epidídimo, que é um ducto que coleta e armazena os espermatozoides

A maioria das pessoas só marca uma consulta com um urologista quando percebe que o organismo está sendo afetado por alguma das principais doenças urológicas, ao invés de ter por hábito a realização de um check-up urológico anualmente.

A verdade é que muitas vezes nós esperamos que algo se agrave para fazer a visita ao médico.

Mas consultas de rotina não têm a finalidade de diagnosticar doenças.

Como em todas as outras áreas, elas têm o objetivo de avaliar o estado geral da sua saúde, conhecer melhor o funcionamento de seu trato urinário, para poder identificar possíveis anormalidades.

E principalmente orientar sobre hábitos que possam prevenir e, até mesmo, evitar o surgimento de patologias que levam as pessoas a procurar um urologista com urgência.

Doenças tratadas pelo urologista

1- Doenças tratadas por urologistas que acometem exclusivamente homens:

São as doenças dos órgãos sexuais masculino e que acometem os seguintes locais: pênis, testículos, bolsa escrotal, vesículas seminais e próstata.

Podemos citar as seguintes doenças:

Ejaculação Rápida e ejaculação retardada;

Falta de potência sexual;

Fimose;

Freio balanoprepucial curto;

Vasectomia e reversão;

Curvatura peniana;

Dor testicular;

Sangue no esperma;

Dificuldade de urinar (versão homens);

Câncer de próstata;

Doenças sexualmente transmissíveis

2- Doenças tratadas por urologistas que acometem exclusivamente mulheres:

São doenças que obrigatoriamente atingem mulheres e que estão relacionadas ao ato miccional. Essas doenças estão normalmente relacionadas a dificuldade de controlar a urina.

Temos os seguintes exemplos:

Incontinência urinárias aos esforços

Obstrução ao fluxo urinário (versão mulheres)

Cistites

3- Doenças tratadas pelo urologista que acometem ambos os sexos:

Acometendo ambos os sexos podemos citar as doenças que atingem os rins, ureteres e bexigas.

Abaixo, as principais doenças:

Cálculo renal

Cólica renal

Câncer de bexiga

Câncer de rim

Bexiga hiperativa

Enurese noturna

Quando apressar e manter as visitas ao urologista

Deve-se ir à uma consulta com um urologista sempre que apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário.

Como dificuldades para urinar, dor nos rins, dor durante as relações sexuais e em caso de doenças sexualmente transmissíveis.

Caso haja na família, outros familiares próximos com câncer de próstata, é necessária uma consulta por ano a partir dos 40 anos de idade, em que será feito o exames com o objetivo de avaliar o funcionamento da próstata e, assim, prevenir a ocorrência do câncer.

O urologista realiza a prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores presentes no trato urinário, como bexiga e rins, por exemplo, e no sistema reprodutor masculino, como testículo e próstata.

Os homens a partir dos 50 anos devem anualmente terem uma consulta para avaliar a próstata, mesmo que não haja sintomas, já que se trata de uma doença com incidência maior em homens após os 50 anos.