Impotência sexual: mitos e verdades

2 de outubro de 2018

Impotência sexual pode deixar qualquer homem sem jeito, muitos não sabem de onde vem, como tratar e o quanto se preocupar. Ainda é um tabu entre eles falar sobre impotência, mas a verdade é que esse assunto faz parte da vida de muitos homens e casais. Por isso, resolvemos juntar alguns mitos e verdades a respeito desse assunto.

Antes de tudo, o que se caracteriza como impotência sexual?

Também chamada de disfunção erétil, a impotência sexual é a dificuldade de manter o pênis ereto e incapaz de permitir a penetração.

Alguns passam por isso uma vez ou outra, seja por stress, cansaço ou questões pessoais, mas quando começa a acontecer com frequência é hora de buscar um tratamento.

A disfunção erétil costuma afetar homens entre 50 e 80 anos, e com o passar dos acontecimentos, pode trazer problemas de auto estima e até depressão.

Mitos e verdades sobre a impotência sexual

Apenas homens de terceira idade podem sofrer com a disfunção erétil.

Mito! A impotência sexual pode afetar homens de várias idades, mas é mais presente na vida dos homens acima de 50 anos. E uma grande complicação para a disfunção erétil em jovens é a procura por ajuda demorar mais do que o necessário.

Se o pênis não fica completamente duro pode ser impotência

Verdade! Como a característica da impotência sexual é a dificuldade de manter o pênis ereto, mesmo que tenha capacidade de penetração, se sentir que seu pênis não atingiu todo seu potencial você pode ter impotência. Existem graus de impotência e quanto mais cedo buscar tratamento mais cedo melhora sua vida.

Fumar pode causar impotência

Verdade! O cigarro acaba reduzindo o fluxo sanguíneo para o pênis e dificulta a ereção ou a impede totalmente.

Vasectomia pode causar impotência

Mito! A cirurgia para a vasectomia não está associada a nenhuma parte do pênis, que é o responsável pela ereção, a vasectomia só impede que os espermatozoides cheguem a uretra.

Impotência pode estar relacionada com o excesso de masturbação

Mito! Masturbação é uma pratica saudável. Independentemente da quantidade ou tempo que o homem passe se masturbando, a disfunção erétil não tem nada a ver com isso.

O uso de anabolizantes pode causar disfunção erétil

Verdade! O uso de anabolizantes inibe a produção do hormônio natural, testosterona, bloqueando a glândula hipófise que controla a produção. Com essa falta do hormônio, o homem perde ou diminui o apetite sexual e pode afetar diretamente na sua ereção.

Quanto maior o pênis, maior a possibilidade de impotência

Mito! O tamanho do pênis nada tem a ver com a disfunção erétil. É relativo. E para a alegria masculina e feminina, a sensibilidade da vagina está na entrada, não fazendo diferença o tamanho do órgão masculino. Algumas posições, inclusive, podem trazer maior prazer com pênis menores.

Impotência sexual é muito comum, muitos homens no mundo sofrem com o problema. E para que isso não afete a qualidade da sua vida ou do seu relacionamento, busque a ajuda do urologista, pois ele é a melhor pessoa para diagnosticar e indicar uma das várias possibilidades de tratamento.

E o mais importante: não prolongue o sofrimento, quanto mais você pensar nisso, mais pode afetar a sua vida. Não tenha medo de conversar com o seu médico, afinal, ele já ouviu muitas histórias como a sua.

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat