Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

19 de dezembro de 2018

Já ouviu muitas coisas sobre o câncer de próstata e não sabe em que acreditar? Nós sabemos que ainda existe muito preconceito, não só por causa do exame, mas é um assunto que costuma dar arrepios nos homens só de ouvir falar. Então, resolvemos tirar a limpo alguns mitos que você já deve ter ouvido por aí, mas também confirmar algumas coisas para te ajudar a entender melhor.

Ninguém da minha família teve câncer de próstata, posso ficar tranquilo, pois as minhas chances de ter câncer são mínimas.

MITO

Infelizmente, mesmo que você não tenha histórico de câncer de próstata na família, ainda tem possibilidade de ser diagnosticado com a doença. De fato, pessoas que já tiveram ou tem casos na família dobram as chances de ter a doença, mas ninguém está livre dela, por isso a importância da prevenção.

Sedentarismo pode aumentar minhas chances de ter cancer de prostata..

VERDADE

Sim, amigo! Sedentarismo e obesidade podem causar mudanças metabólicas que provavelmente levarão a mudanças moleculares que são responsáveis pela gênese da neoplasia.

Se eu fizer o exame de PSA estou livre do exame de toque retal.

MITO

Não senhor! O exame de toque é extremamente importante para o diagnóstico! Principalmente porque é a forma mais rápida e eficaz de observar alterações na próstata. Os dois juntos  formam uma bela dupla, mas vai depender do que o seu médico indicar.

É possível evitar o tratamento doloroso.

VERDADE

O câncer de próstata costuma evoluir de forma lenta, e hoje existe a possibilidade do médico acompanhar a evolução do tumor e assim esperar até que seja o melhor momento para seguir para os tratamentos disponíveis. Mas lembrando que o seu médico é a melhor pessoa para dizer como você deve proceder.

Minha vida sexual vai ficar muito ruim com o câncer de próstata.

TALVEZ

Alguns tratamentos para o câncer de próstata podem afetar as fibras nervosas ao redor da próstata que são responsáveis por controlar a capacidade da ereção. Porém isso vai depender de vários fatores, como tamanho do tumor, localização, tipo de tratamento e procedimento. Por isso, o ideal é sempre buscar um especialista, alguém capacitado e com técnicas mais efetivas.

Fazer mais sexo aumenta o risco de ter câncer de próstata.

MITO

Não mesmo! A ejaculação por si só não é associada ao risco de câncer de próstata. Inclusive, estudos divulgados pela Associação Europeia de Urologia, feitos pela Universidade de Harvard, mostraram que ejacular 21 vezes ao mês diminui em 20% o risco de ter câncer de próstata. O estudo se iniciou em em 1992 e foi continuado no ano de 2010, foram colhidos dados de mais ou menos 32 mil homens, com idade média entre 20-49 anos. Porém os dados são relacionados a tipos mais amenos de tumor. Para os mais agressivos não apresenta o mesmo efeito.

 Preciso ir ao urologista todo ano.

VERDADE ABSOLUTA

Se você tem mais de 45 anos e está na classificação de fatores de risco, ou mais de 50, independente da sua etnia, sexualidade ou preferência por cor, você deve ir ao urologista! Mas isso claro, se você quiser ter mais chances de cura, que está totalmente relacionada ao diagnóstico precoce.

Agora que já sabemos os mitos e verdades, que tal agendar sua consulta? Esqueça os preconceitos, o que você acha que sabe e o que as pessoas falam por aí, só pense no quanto isso fará bem a você e as pessoas que você ama. Visite o urologista.

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat