Novembro Azul: a importância do exame de próstata

23 de novembro de 2017

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no país (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Só em 2016 teve uma estimativa de mais de 61 mil novos casos da doença.

Por isso é importante realizar o exame de próstata anualmente. Se a doença for diagnosticada no início, as chances de cura podem chegar a 90%. O exame de próstata (toque retal) é realizado por um urologista, que através do exame, avalia a próstata, identificando assim o volume, a consistência, a sensibilidade, as irregularidades e a mobilidade da próstata.

É importante fazer o exame porque muitas doenças e tumores se manifestam na porção do reto que fica afastada do centro, o toque retal levanta a suspeita do tumor e de outros problemas na próstata, mas somente uma biópsia pode confirmar o câncer e sua gravidade.

Além de ser utilizado para o diagnóstico de câncer, o exame também é importante para averiguar se o tumor espalhou-se para outros tecidos e para verificar se ele voltou após o tratamento concluído.

O câncer de próstata tem chances de cura, por isso, homens com mais de 50 anos devem realizar o exame anualmente, quando se tem algum caso de câncer de próstata na família (pai e irmãos) a idade cai para 45 anos, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Fontes:https://www.andrologia.com.br/qual-e-importancia-exame-de-toque-retal/