Novembro azul, por que espalhar a prevenção do câncer de próstata é tão importante

26 de novembro de 2018

Novembro representa o mês mundial da campanha de combate ao câncer de próstata, que é simplesmente o mais comum entre os homens e segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. A campanha ajuda a população a se conscientizar sobre os perigos da não prevenção.  

Entenda o que é a próstata  

A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, que se localiza na frente do reto e abaixo da bexiga. O tamanho da próstata pode variar de acordo com a idade. Em homens jovens têm aproximadamente o tamanho de uma noz e pode ser muito maior em homens mais velhos.

A próstata tem a função de produzir o fluido responsável pela proteção e nutrição dos espermatozóides no sêmen, o deixando mais líquido. Atrás da próstata estão as glândulas denominadas de vesículas seminais que produzem a maior parte do líquido do sêmen.

O câncer de próstata

Vários tipos de células são encontradas na próstata, mas quase todos os cânceres se desenvolvem a partir de células glandulares, os adenocarcinomas. Outros tipos de cânceres também podem começar na próstata, incluindo sarcomas, carcinomas de pequenas células e carcinoma de células transicionais, mas são muito raros.

Alguns tipos de câncer de próstata podem crescer e se disseminar rapidamente, mas a maioria se desenvolve de forma lenta. 

Por que se conscientizar da importância da prevenção

Uma forma de ter mais chance de cura do cancer de próstata é com diagnóstico precoce. Mesmo sem o surgimento de sintomas, homens a partir dos 45 anos que estejam na classificação de fatores de risco, ou 50 anos sem os fatores, devem iniciar as visitas anuais ao urologista.  

Essa visita se inicia com a conversa e o exame de toque retal, que permitirá ao médico avaliar as alterações da próstata, como mudança de consistência ou a presença de nódulos suspeitos e também sobre o exame de PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata são diagnosticados apenas pela alteração no toque retal. Outros exames podem ser solicitados para a confirmação da patologia, como biópsias guiadas por ultrassom transretal.

A decisão pelo tratamento adequado vai depender de alguns fatores, como estado de saúde atual, estado da doença e expectativa de vida do paciente. Hoje nos casos de tumores de baixa agressividade, existe a opção de vigilância ativa, que faz monitoramento periódico da evolução da doença, intervindo de acordo com a progressão.

Afim de alertar a população masculina, novembro foi escolhido o mês mundial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois o dia 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O azul veio da cor usada no símbolo de combate à doença, surgindo assim “o novembro azul”.

Portanto, a principal arma de luta contra o câncer é a prevenção! Por isso devemos nos conscientizar, apoiar e conscientizar a amigos e familiares de que devemos deixar o preconceito e vergonha de lado e se prevenir, colocando a vida em primeiro lugar. Não deixe que o câncer de próstata destrua a felicidade que você construiu, visite o urologista. Que tal entrar na onda da prevenção? Agende sua consulta aqui

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat