Prostatite: causas, sintomas e tratamento

4 de setembro de 2019

Muitos não fazem ideia do que é a prostatite, mas ela é muito comum e segundo dados do Portal da Urologia, atinge cerca de 30% da população masculina. Veja neste post quais são as principais características da doença, sintomas, diagnóstico, prevenção e ainda duas perguntas frequentes sobre ela.

O que é a prostatite?

Se trata de uma inflamação na próstata que ocasiona o crescimento da glândula de forma anormal.

Ela normalmente é causada por bactérias, no entanto também pode ser causada por fungos, vírus e outros agentes.

Pode ser causada por uma infecção bacteriana que se espalha através do trato urinário ou de bactérias presentes na corrente sanguínea.

Sintomas

Ela pode ser assintomática, ou seja, não apresentar sintomas em sua forma mais comum, a crônica, no entanto, pode apresentar sintomas como:

• Diminuição da força do jato urinário;
  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Dor na musculatura entre as pernas;
  • Secreção uretral.

Quando agudas, as prostatites também costumam apresentar dor e mal-estar na região do abdômen e febre. Quando crônicas podem gerar desconforto na região dos testículos, períneo e da lombar.

Aguda ou crônica também é comum a diminuição da libido e dor ao ejacular.

Como é diagnosticada

Para o diagnóstico da prostatite o médico analisa os sintomas conforme sentidos pelo paciente e apresentados na consulta, juntamente com resultados de exames físicos, cultura e análise da urina, sangue e até ultrassonografia.

Lembramos que apenas o médico pode solicitar os exames e fazer o diagnóstico, então consulte um urologista.

Fatores de risco

Alguns fatores de risco que podem estar relacionados a prostatite aguda, causada por infecções bacterianas são:

• Lesão na área da próstata;
  • Relações sexuais sem proteção;
  • Inflamação no testículo (orquite);
  • Estresse;
  • Infecção na uretra ou bexiga;
  • Pouca ingestão de água.

Tratamento

O tratamento para a prostatite depende da causa do problema, no entanto, pode incluir o uso de antibióticos, agentes anti-inflamatórios, suplementos naturais, como também é necessário fazer algumas mudanças no estilo de vida para a melhora dos sintomas.

Apenas o médico pode indicar o tratamento.

Como se prevenir da prostatite

Para se proteger da prostatite algumas ações podem ser tomadas, principalmente relacionadas a prevenção de infecções no trato urinário baixo, como tomar muito líquido, urinar regularmente e esvaziar completamente a bexiga ao urinar.

Hábitos saudáveis também podem ajudar na prevenção, como:

• Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar exercícios regularmente;
  • Manter a higiene pessoal;
  • Fazer exames de rotina;
  • Fazer sexo seguro;
  • Beber muita água e;
  • Evitar o consumo de bebida e comidas picantes.

Diferenças entre a prostatite e a hiperplasia prostática benigna

As duas condições causam o crescimento da próstata, no entanto, enquanto a prostatite, na maioria dos casos, tem como causa a infecção por bactéria também por fungos e vírus a HPB é o crescimento da próstata ocasionada pela proliferação celular e qualquer homem pode sofrer com a doença.

Prostatite pode causar câncer?

Apesar de a prostatite cursar com elevação significativa do PSA (exame de sangue), não tem relação com o aumento do risco de câncer de próstata.

Pois ao contrário do câncer, a prostatite se trata do crescimento inflamatório da próstata (edema).

Se você acha que está com alguns desses sintomas, consulte o urologista.

Mas lembre-se também que a visita anual é muito importante para identificar e tratar qualquer doença no início, o que aumenta bastante as chances de cura. Acesse aqui e agende sua consulta com o Dr. Raphael Bezerra.