Saiba mais sobre: incontinência urinária

20 de junho de 2018

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Pode afetar homens e mulheres. Seu principal sintoma é a incapacidade do indivíduo de não segurar mais o xixi, mesmo tento uma pequena quantidade na bexiga.

Existem alguns tipos de incontinência urinária. São eles: incontinência de esforço: quando a pessoa não tem a força muscular pélvica necessária para reter a urina. Incontinência de urgência: é uma vontade tão forte que torna o indivíduo incapaz de chegar ao banheiro. Incontinência por transbordamento: é quando a bexiga está cheia, ocorrendo vazamentos. Incontinência funcional: trata-se de quando a pessoa tem a necessidade de urinar, mas está impossibilitada de ir ao banheiro por conta própria por qualquer complicação ou doença. Incontinência mista: são casos onde os sintomas podem se misturar, criando a incontinência mista.

Segundo estudo realizado na Universidade de Adelaide, na Austrália, essa condição pode afetar seriamente à autoestima masculina. Estima-se que 42% dos homens com esse problema chegam a desenvolver depressão e se afastam do convívio social, temendo maiores constrangimentos.

A primeira providência para acabar com esses tormentos é procurar um médico urologista e, após diagnóstico, iniciar um tratamento. Infelizmente, estima-se que apenas 30% chegam a marcar uma consulta.

Consulte sempre seu urologista. Sua saúde agradece!