Varicocele e a infertilidade masculina

14 de novembro de 2018

A varicocele se trata de uma anormalidade da anatomia normal das veias presentes no escroto (bolsa que envolve e protege os testículos) caracterizada pela dilatação das veias que transportam o sangue nos testículos. Estima-se que a varicocele seja uma das principais patologias responsáveis pela infertilidade masculina.

Como a varicocele afeta a fertilidade masculina?

A produção dos espermatozoides acontece no testículo, que depende de que não haja alterações fisiológicas e ambientais aonde o sêmen se desenvolve.

A dilatação das veias do escroto altera as condições ideais para a produção de espermatozoides.

Comprovadamente, a varicocele causa danos aos espermatozoides, pois a dilatação pode dificultar o retorno venoso provocando disfunção testicular e produção de sêmen de menor qualidade.

Apesar de não estar totalmente claro de como a varicocele afeta a fertilidade, existem algumas teorias, dentre elas estão:

Aumento da temperatura, com a formação de cobertura do testículo.

Baixa da oxigenação testicular pela dificuldade do sangue retornar, logo, se há dificuldade de sair também haverá dificuldade de chegar sangue novo oxigenado.

Alta do volume de gás carbônico, se baseia na permanência maior do sangue não oxigenada aumentando a dificuldade na retirada de CO² e sua concentração na célula.

Influencia deletéria dos hormônios da supra renal, glândula localizada acima do rim e é responsável por produzir hormônios, em especial a adrenalina.

Como o sangue que drena a supra renal esquerda, drena tal como as veias espermáticas esquerdas para a veia renal esquerda, impurezas da supra renal podem descer até o testículo e causar dano celular que iria causar as alterações no esperma.

Sintomas da varicocele

A patologia pode acontecer de forma assintomática. Costuma ocorrer mais do lado esquerdo do escroto.

Em alguns casos pode causar dor que pode variar de intensidade e aumentar durante exercícios físicos, sensação de peso e/ou desconforto e também pode apresentar alterações na estética na região.

É importante que seja diagnosticado o quanto antes, quanto mais tempo mais visíveis e maiores ficam as varizes, podendo causar atrofia no testículo e infertilidade.

Pacientes mais comuns

A doença costuma aparecer na puberdade, entre 15 e 25 anos.

Pesquisas recentes sugerem que a doença também pode estar relacionada com excesso de peso, porém ainda sem comprovação cientifica.

A patologia normalmente é congênita, aparece na maior parte das vezes na adolescência e dificilmente na infância.

Diagnóstico e tratamento

O médico e paciente podem notar a dilatação das veias no saco escrotal.

Alguns exames podem confirmar a patologia, como ecografia testicular, ultrassonografia e cintilografia dos testículos.

O médico urologista normalmente indica tratamento quando o paciente apresenta sintomas.

Nos casos em que existe dor e inchaço exagerado o urologista pode indicar medicamentos e suspensório escrotal que ajudam a melhorar os sintomas.

Quando há comprovação de infertilidade relacionada a varicocele, o tratamento cirúrgico é indispensável.

No caso de cirurgia, uma boa opção é a microcirurgia. É um procedimento menos invasivo e garante um melhor resultado.

É uma cirurgia simples, com uso de microscópio, feita por um cirurgião especializado e com instrumentos específicos, que pode ser realizada em regime ambulatorial com alta no mesmo dia.

A técnica garante a melhora da qualidade do sêmen entre 60 e 75% dos casos.

A varicocele não se trata de uma doença grave, se for tratada corretamente e no momento certo.

Devemos salientar que a varicocele não tem ligação nenhuma com impotência sexual, apenas está relacionada a qualidade e motilidade dos espermatozoides.

Como a varicocele pode ser uma doença silenciosa, é importante que se tenha o habito de ir ao urologista para que qualquer alteração seja diagnosticada no início.