Esclarecendo suas dúvidas sobre o câncer de próstata

23 de julho de 2018

Quando se fala em câncer, o de próstata só não mata mais homens em todo o mundo do que o câncer de pulmão. Segundo o American Câncer Society, é como se um em cada sete homens sejam diagnosticados com a doença ao longo da vida, no planeta.

O que caracteriza o câncer de próstata?

Precisamos saber mais sobre as células. As células são unidades funcionais e estruturais dos organismos vivos, são as menores partes do nosso corpo.

As células são multiplicadas durante toda a vida e substituem as mais antigas por novas. No entanto, em alguns casos, há um crescimento desenfreado de células, que por consequência formam tumores.

Esses tumores podem ser benignos ou malignos, mais conhecidos como câncer.

No caso de câncer de próstata, ele normalmente cresce de forma lenta e assim não ameaça à saúde do homem, porém em alguns casos ele cresce rapidamente e pode se espalhar para outras partes do corpo, causando a metástase.

A próstata é uma glândula do corpo masculino, que fica localizada abaixo da bexiga e a frente do reto, contornando a parte superior da uretra.

A principal função da próstata é produzir uma secreção que sirva de proteção para os espermatozoides.

O líquido prostático corresponde a cerca de 30% do volume do esperma ejaculado; é ele quem dá ao esperma a sua aparência leitosa. Não sendo responsável pelo orgasmo ou ereção.

Dentre os fatores de risco estão:

Envelhecer

Com o avançar da idade o risco de câncer aumenta. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 10 homens com câncer de próstata, 9 possuem mais de 55 anos de vida.

Casos na família

Ter um familiar próximo com a doença, como parentes de primeiro grau, pais e irmãos, e de segundo grau como avô e antes da idade de 60 anos.

Negros

Homens afrodescendentes sabidamente possuem um maior risco de desenvolver câncer de próstata e mais agressivos.

Sintomas do câncer de próstata

Em muitos casos o câncer de próstata não manifesta sintomas na fase inicial, porém numa fase mais avançada a doença pode manifestar-se com alguns destes sintomas:

• Dificuldade em urinar, muitas vezes com jato fraco ou em gotas;
  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Dor óssea
  • Vontade frequente de urinar;
  • Sensação de que a bexiga ainda está cheia mesmo após urinar;
  • Urina escura devido à presença de sangue;
  • Dor ao ejacular e sêmen escurecido.

Como diagnosticar o câncer de próstata

O câncer de próstata pode ser diagnosticado através de diversos exames, os mais comuns são:

PSA – Exame de sangue

É feito a partir de um exame de sangue comum que avalia o hormônio PSA, quando o valor está fora do normal, pode indicar problemas como inflamação da próstata ou câncer, por exemplo.

Toque retal

O médico pode avaliar o tamanho da próstata através do toque retal, que pode ficar maior e mais dura quando ocorre alguma inflamação.

Ressonância Magnética da Próstata

Método recente que agrega informações e reduz a quantidade de biópsias de próstata desnecessárias, além de oferecer informações para programação cirúrgica.

Biópsia

A biópsia da próstata é feita para confirmar diagnósticos de alterações na glândula prostática, como câncer ou tumores benignos, sendo necessário retirar uma pequena porção do órgão para análise laboratorial.

Tratamentos para o câncer de próstata

Antes de saber os possíveis tratamentos, é importante salientar que quanto mais precoce o diagnóstico maiores são as chances de cura e o seu médico é a pessoa ideal para escolher o que melhor tratamento para o seu organismo.

Radioterapia

A radioterapia se utiliza de diversos feixes altamente potentes de radiação, que possuem a função de fazer com que as células cancerígenas sejam mortas durante o processo de tratamento.

Terapia hormonal

A terapia hormonal consiste na injeção de hormônios que param a produção da testosterona no organismo do paciente. Fazendo essa pausa na produção do hormônio em questão, as células cancerígenas podem morrer ou crescer de forma mais lenta.

Cirurgia para remoção da próstata

A cirurgia consiste na remoção não só da próstata, mas também de parte do tecido que está ao redor e de alguns nódulos linfáticos. São vários os tipos de cirurgia que podem ser feitas de algumas formas, seu médico é a pessoa ideal para decidir.

Quimioterapia

Com a quimioterapia o uso de drogas específicas faz com que as células cancerígenas que, eventualmente, se proliferam rapidamente sejam mortas. É uma opção de tratamento para pacientes que já estão com o câncer no estágio de metástase, ou seja, o câncer se espalhou para outros lugares do organismo além da próstata.

Imunoterapia

A imunoterapia usa o sistema imunológico do paciente para combater as células cancerígenas que estão em seu organismo. Esse tipo de tratamento tem um alto custo e, além disso, muitos homens não respondem a ele.

Recomenda-se que homens tenham dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura. Além de atividade física, baixo ou nulo consumo de álcool e cigarro. O ideal é iniciar as visitas anuais ao urologista aos 45 anos para homens com casos da doença na família ou negros e 50 anos para os demais.

Recomendações do médico

Visita anual ao urologista depois dos 50

É importante visitar o urologista ao menos uma vez por ano após os 50 anos de idade e incluir os exames de identificação de câncer de próstata dentre os exames de rotina.

Esses exames não dizem se você tem ou não câncer de próstata, porém baseado neles o médico pode ou não solicitar outros exames para o diagnóstico.

Com familiar de primeiro grau ou afrodescendentes a visita anual deve ser antes (45 anos)

Como falamos antes, ter um parente com a doença pode ser um fator de risco, por isso, é interessante começar a visita ao urologista mais cedo do que o recomendado em casos normais.

Então, sua visita periódica deve se iniciar aos 45 anos.

Melhore a alimentação

O sobrepeso e obesidade também são fatores de risco, então se alimentar de forma saudável pode diminuir as chances de ser acometido pela doença.

Sem contar que atividade física regularmente também ajuda a manter o peso adequado, então pode ajudar na prevenção.

Fumar

Um estudo publicado na  Journal of the American Medical Association, feito pela Universidade de Harvard chegou à conclusão de que fumar aumenta em 61% a reincidência do câncer de próstata. Então, pare de fumar ou tente diminuir o consumo.

Agora que você já sabe o que caracteriza o câncer de próstata, quais são os sintomas, fatores de risco, como é diagnosticado e quais são as indicações do médico, que tal agendar sua visita ao urologista? Acesse aqui e marque sua consulta!