Hiperplasia prostática benigna (HPB), o que é? Como tratar?

23 de agosto de 2018

A próstata envolve uma porção da uretra, que é o canal que carrega a urina da bexiga, através do pênis, para fora. A principal função da próstata é adicionar fluídos ao sêmen, o líquido eliminado na ejaculação. A HPB se desenvolve quando as células da próstata crescem, aumentando o volume da glândula. Este aumento acontece lenta e gradualmente. A maioria dos homens não sabe que tem hpb até que a próstata tenha crescido o suficiente para causar sintomas, que raramente aparecem antes dos 50 anos.

Por que acontece?

A causa exata da HPB não é conhecida, mas os pesquisadores acreditam que é causada em parte por alterações hormonais que acontecem com o envelhecimento do homem.

É uma doença comum que afeta aproximadamente 50% dos 51homens entre  e 60 anos. Na idade de 80 anos, 80% dos homens têm esta doença.

Enquanto os homens envelhecem, as células em suas glândulas da próstata muitas vezes crescem demais, causando um alargamento que obstrui a abertura da bexiga, resultando em lentidão na micção e esvaziamento da bexiga.

Este crescimento não maligno da próstata faz com que haja pressão sobre a uretra e o resultado é um fluxo urinário fraco e outros sintomas urinários incômodos.

Sintomas da HPB

Quando ela ocorre, alguns homens podem apresentar os seguintes sintomas:

Dificuldade para urinar: é preciso fazer muito esforço para conseguir que a urina passe pelo canal, uma vez que ele está comprometido pela compressão da próstata. Com isso, o jato urinário fica fino e sem potência.

Menor capacidade da bexiga para reter a urina: apesar da dificuldade para urinar, sente-se necessidade de fazer isso com mais frequência, principalmente à noite, não sendo incomum seu escape.

Gotejamento após urinar.

Esvaziamento incompleto da bexiga

Diagnóstico

O diagnóstico da HBP baseia-se nos sintomas que o homem apresenta, seu histórico clínico e resultados de alguns exames, como:

– Toque reta para avaliar o tamanho e forma da próstata.

– Ultrassom.

– Biópsia da próstata.

– Estudos do fluxo de urina.

– Cistoscopia, para observar o interior da bexiga.

Possíveis Tratamentos

Pacientes que apresentam HBP diagnosticada em exames de rotina e não apresentam nenhuma queixa ou sinal de obstrução urinária podem ser acompanhados regularmente sem tratamento específico.

Se houver aumento da próstata e sinais de obstrução moderada das vias urinárias, geralmente o tratamento indicado é feito com medicamentos que diminuem o tamanho da próstata.

Quando a obstrução das vias urinárias é grave ou quando o tratamento com medicamentos não tiver sucesso, ou seja, se não houver redução do tamanho da próstata, a cirurgia passa a ser uma opção.

A ressecção transuretral da próstata (RTUP) é atualmente o procedimento cirúrgico mais usado.

Neste procedimento o urologista retira grande parte da próstata com um aparelho chamado ressectoscópio, que é introduzido através da uretra.

Por este aparelho é possível introduzir uma lâmina para ressecar a próstata e aspirar o tecido retirado. Geralmente retira-se todo o interior da próstata, deixando apenas a parte externa.

Se a próstata não for muito grande uma cirurgia possível é a incisão transuretral da próstata (ITUP), semelhante a RTUP, mas apenas retirando uma pequena parte de tecido da próstata, o suficiente para desobstruir a uretra.

Existem outras técnicas para ressecção da próstata, como Laser, micro-ondas, cauterização, etc. o tratamento a ser usado depende da gravidade de cada caso, seu urologista usará sua experiencia e conhecimento para indicar.

É possível evitar?

Infelizmente, não é possível fugir de algumas causas da doença, já que são inerentes ao homem, como os hormônios masculinos, e consequências naturais, como idade e hereditariedade.

Mas é possível driblar outros problemas que podem ajudar na progressão da HPB.

Evite o consumo de gorduras saturadas e zinco. Acrescente à sua dieta alimentos ricos em flavonoides e tomate.

Não fume e evite o consumo abusivo do álcool.

E lembre-se, não fuja das visitas ao urologista!