Pedra nos rins, sintomas, causas e tratamento

8 de outubro de 2019

Muitas pessoas sofrem com pedra nos rins, no entanto muitas também não fazem ideia do que se passa em seu organismo até que a pedra esteja sendo expelida. Ficou curioso e quer saber mais? Leia até o final.

O que é pedra nos rins?

A função dos rins é filtrar nosso sangue e eliminar substâncias nocivas para o nosso organismo, que são eliminadas pela urina, mas também reter elementos como oxalato, ácido úrico e cálcio.

No entanto, quando há muita quantidade dessas moléculas e não há líquido suficiente para dissolvê-las, aparecem cristais e agregados que se transformam em cálculos renais ou como é popularmente conhecido, pedra nos rins.

Essas massas sólidas podem ser muito dolorosas quando são expelidas, há quem compare com a dor do parto.

Sintomas

As pedras nos rins podem ser assintomáticas mesmo ao expelir o cálculo, no entanto alguns sintomas podem estar associados a pedra nos rins:

• Diminuição ou obstrução do fluxo de urina;
  • Necessidade frequente de urinar;
  • Náuseas e vômito;
  • Infecção urinária;
  • Ardência ao urinar;
  • Sangue na urina e;
  • Febre.

O sintoma mais comum acontece quando a pedra de tamanho relevante está sendo expelida, resultando em uma forte dor na lombar, unilateral e intensa, que se irradia para a parte baixa do abdômen.

Alguns fatores podem colaborar para o surgimento de cálculos renais, como:

• Histórico de parentes com a condição;
  • Baixo consumo de água;
  • Sedentarismo e maus hábitos alimentares;
  • Viver em locais quentes, com baixa umidade e;
  • Ser homem entre 30 e 50 anos.

É muito importante consultar o médico se você se encaixa nos fatores de risco, afinal, é melhor tratar antecipadamente.

Complicações com pedra nos rins

Infelizmente, pedra nos rins são recorrentes, ou seja, se você tem uma vez é bem provável que você passe a desenvolvê-las com frequência.

Na maioria dos casos as pessoas conseguem expelir o cálculo pela urina de forma natural, no entanto, há os casos graves em que o paciente pode ter infecção ou hidronefrose (rim dilatado por causa do retorno da urina) e até perder a função renal e precisar de hemodiálise.

Isso acontece quando a pedra tem um tamanho considerável e fica presa nas vias urinárias, obstruindo a passagem da urina.

Diagnóstico

O tratamento para cálculo renal deve ser indicado pelo médico, mas costuma apresentar sintomas apenas quando em crise.

Além de identificar através dos sintomas, o médico pode solicitar exames como:

• Exame de sangue;
  • Teste de urina;
  • Raio x;
  • Tomografia computadorizada e;
  • Ultrassom dos rins.

Tratamento para pedras nos rins

O tratamento é definido através do grau de dor descrito pela paciente, pelas características da pedra e exames que o médico possa solicitar.

Nos momentos de crise, que é normalmente quando os pacientes sentem os sintomas, o médico avalia a situação e pode indicar ingestão de líquido, remédios para ajudar a expelir sozinho ou mesmo cirurgia.

Mas apenas o médico pode indicar o que fazer, inclusive, dependendo da situação da crise, a ingestão de líquido pode agravar a situação. Então, não faça nada sem antes consultar o médico.

Como prevenir pedra nos rins

Como pedra nos rins é uma condição recorrente, ou seja, surge periodicamente para quem já teve uma vez, por isso existem algumas medidas que podem melhorar essa condição, independentemente do tipo de pedra nos rins que tenha.

Beber bastante água

Se hidratar é uma das melhores formas de evitar pedra nos rins. Afinal, elas se formam quando não há líquido suficiente para dissolvê-las.

Ouvimos bastante que o consumo ideal de água é de dois litros por dia para alguém com peso de 70kg, e pode ser suficiente. No entanto para um cenário perfeito de hidratação o ideal é expelir dois litros de urina incolor e inodora.

Outros itens:

• Suco de limão e laranja;
  • Diminuir a quantidade de sal ingerido e;
  • Evitar alimentos ricos em oxalato (amendoim, chocolate, chá preto, batata doce, beterraba e espinafre).

Se você está em um momento de crise vá ao médico. Mas se você tem apenas curiosidade sobre o assunto faça exames de rotina para evitar passar por essa dor.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Quer fazer uma visita ao urologista? Acesse aqui.