Reversão de vasectomia e a volta da fertilidade

17 de agosto de 2018

A vasectomia é um método de esterilização voluntária, onde se realiza a obstrução, por método de cirurgia, dos canais deferentes no homem. Esse método impede que os espermatozoides se unam ao liquido seminal e sejam liberados, impedindo assim a gravidez. Apesar de ser um método definitivo, algumas vezes, os homens mudam de ideia e passam a ter o desejo de ter mais filhos. Para isso, a reversão da vasectomia é uma boa opção.

Por que reverter a cirurgia de vasectomia?

Reversão da vasectomia é a maneira mais custo-efetiva de conseguir a gravidez após uma vasectomia.

Se o casal deseja mais filhos em um mesmo relacionamento ou no desejo de filhos num relacionamento novo, a reversão da vasectomia oferece a melhor possibilidade de gravidez.

As razões mais comuns para optar pela reversão inclui: divorcio, novo casamento, mudança de situação financeira e quem fez a vasectomia com menos de 30 anos.

Como é feita a reversão da vasectomia?

A reversão da vasectomia é um procedimento cirúrgico chamado de vasovasostomia, que preferencialmente é feito com técnicas de cirurgias minimamente invasivas (microcirurgia).

O canal deferente que antes foi seccionado com o procedimento da vasectomia é ligado novamente.

Assim permite mais uma vez a passagem dos espermatozoides produzidos no testículo ao sémem eliminado pela uretra durante a ejaculação.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a vasectomia é um procedimento irreversível, é totalmente possível ter a fertilidade novamente com a reversão da vasectomia.

As taxas de sucesso com a reversão da cirurgia são altamente satisfatórias.

Com vários estudos e pesquisas, os procedimentos atuais para reversão da vasectomia são mais eficientes.

O paciente fica no hospital apenas até o efeito da anestesia passar, tem maior mobilidade e facilidade para executar o procedimento, muitas vezes tendo alta no mesmo dia da cirurgia.

Evidentemente, é importante que seja feita por um urologista especializado, para alcançar os melhores resultados possíveis.

Taxas de sucesso

Os resultados de sucesso de gravidez para reversão são respectivamente 97% e 76% com vasectomias de até três anos, 88% e 53% para intervalos entre 3 e 8 anos, 79% e 44% para intervalos entre 9 e 14 anos e 71% e 30% para tempo igual ou superior a 15 anos.

Os fatores que influenciam o sucesso da cirurgia são: intervalo de tempo entre a vasectomia e a reversão, emprego de técnica microcirúrgica, experiência do cirurgião e a presença de espermatozoides na secreção avaliada da porção do deferente que vem do testículo no momento da cirurgia.

Um dos fatores que também influencia na ocorrência de gravidez é a idade da parceira, porém mesmo com esposas acima de 35 anos o casal pode ter uma boa chance de engravidar após a reversão.

Sempre que desejada a gravidez nos casos em que o homem tenha realizado a cirurgia da vasectomia, é indicada a reversão, por ser um método mais natural.

A proposta da reversão de vasectomia é trazer de volta a fertilidade masculina, podendo também ser utilizada em pacientes estéreis com causa por obstrução dos ductos deferentes.

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat