Sangue no esperma (hemoespermia) devo me preocupar?

15 de outubro de 2018

Com certeza sangue no esperma deixaria qualquer um desesperado! Conhecido tecnicamente como hemoespermia, a presença de sangue no esperma é incomum em jovens e mais frequentes em homens de meia idade. Muitos homens, de início associam com doenças sexualmente transmissíveis, câncer ou alterações nas funções sexuais. Mas as vezes pode não ser nada para se preocupar, mas por outro lado, a presença de sangue no esperma pode estar associada à infertilidade, hematúria ou sintomas do trato urinário inferior.

Quem deve se preocupar?

Por mais incomum que pareça, homens com essa preocupação são visitas constantes no urologista.

Todos devem se preocupar, afinal, não é uma situação habitual.

Podem haver causas benignas, principalmente em homens mais jovens com idade de até 40 anos, mas acima disso, pode representar alerta para algumas doenças.

Também pode estar associado a processo infeccioso não especifico

O ideal é buscar um especialista para que sejam feitos os devidos exames e indicado o tratamento ideal para a causa.

É importante ficar atento a outros sintomas, como:

Como diagnosticar a causa da hemoespermia

O médico inicialmente terá uma conversa aberta com o paciente, onde fará algumas perguntas para descartar algumas possíveis causas e identificar se há outros sintomas além do sangue no esperma.

Na conversa também pode ser identificado o uso de algum medicamento que altere a coagulação e possa estar associado e também a frequência da hemoespermia.

Poderá ser feito exame físico com medição da pressão arterial, pois pode estar relacionada a hipertensão, mesmo que o mecanismo exato pelo qual isso ocorre é desconhecido.

O órgão genital deve ser examinado para descartar todas as lesões que podem levar ao sangramento.

Os vasos deferentes também devem ser examinados ao longo do seu curso para garantir a sua presença e afastar endurecimento de nódulos.

Normalmente é solicitado exame de urina e cultura para detecção de infecções urogenitais.

Exame retal digital, com atenção especial a vesícula seminal que normalmente não deve ser palpável e massas medianas, quando a vesícula seminal é palpável pode indicar patologia adjacente.

Possíveis causas

Algumas das causas mais comuns para a hemoespermia são:

O sangue no esperma pode ocorrer também por efeito de exames como biopsia na próstata, tratamentos, uso de alguns medicamentos como anticoagulantes.

Pode ser solicitado exame e analise do esperma, raramente é solicitado, mas podem ser úteis quando a história de viagens sugere possível exposição ao S. haematobium.

Mas antes de se desesperar, consulte o médico. Ele é a pessoa mais indicada para examinar, diagnosticar a causa e indicar o tratamento necessário. E mesmo que seja assustador, pode simplesmente não significar nada, por isso o ideal é buscar a ajuda de um profissional.

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat