Torção no testículo, pode acontecer?

9 de outubro de 2018

Infelizmente não se trata de algo impossível. A torção testicular é considerada um problema raro que pode acontecer antes dos 25 anos de idade. A rotação do testículo estrangula o seu suprimento sanguíneo e por isso deve iniciar o tratamento em no máximo 12 horas após o aparecimento dos sintomas para evitar os problemas que podem levar a infertilidade e até a perda do testículo.

O que é uma torção do testículo?

O cordão espermático, que liga os testículos ao abdome, acidentalmente rotaciona e torce.

Acontece que pelo cordão espermático passam veias, vasos linfáticos, a artéria testicular e o canal deferente (responsável pela condução dos espermatozoides).

Por ser móvel, ele pode torcer com uma rotação brusca do testículo.

A principal causa da torção dos testículos é um problema genético que provoca enfraquecimento do tecido que suporta os testículos, permitindo que possam rodar livremente dentro do saco escrotal e levando ao surgimento da torção do cordão espermático.

As causas mais comuns são pancadas ou a movimentação na região durante o sono, quando é comum, nessa idade, ter mais ereções.

Elas provocam contrações do cremaster, um músculo do saco, provocando giros de até 720°.

A predisposição para a torção está presente em 12% dos homens.

A torção é mais comum em meninos de 12 e 18 anos.

É pouco comum após os 30 anos e mais comum no testículo esquerdo.

Sintomas da torção do testículo

Os sintomas mais comuns incluem:

Dor aguda e repentina nos testículos, inchaço do local, aumento da sensibilidade no escroto, dor na barriga ou virilha, sensação de um testículo mais elevado do que o outro, dor forte ao urinar, náuseas e até febre.

No surgimento desses sintomas a recomendação é a ida imediata a emergência.

Diagnostico da torção testicular

Ao chegar na emergência com esses sintomas, provavelmente o médico irá fazer um exame físico na área e talvez verificar a parte interna da coxa para saber se o fornecimento de sangue está fraco.

O médico também pode solicitar a ultrassonografia para diagnosticar a torção testicular e o abastecimento de sangue na região, o que indicará se se trata realmente de torção ou outra causa para os sintomas, após disso iniciar o tratamento adequado.

Tratamento para a torção testicular

O paciente precisará passar pelo procedimento de distorção do cordão espermático, normalmente feita por cirurgia.

Alguns médicos podem optar por iniciar o tratamento com a distorção manual imediata e em seguida a intervenção cirúrgica.

O médico provavelmente indicará outra cirurgia para prevenir futuros episódios de torção.

Complicações

Torção no testículo é um caso emergencial, caso não seja tratada em tempo hábil, por causa da falta de irrigação sanguínea, pode causar gangrena e consequentemente a amputação do testículo.

A diminuição ou suspenção da irrigação sanguínea no testículo pode afetar a produção de espermatozoides, causando a infertilidade.

Como o problema normalmente acontece em apenas um testículo, ainda há possibilidade de ter filhos. Quando há necessidade de amputar, o cirurgião pode colocar uma prótese para que não afete a parte estética.

É importante que pais de meninos reconheçam e fiquem atentos aos sintomas, já que a condição é mais comum em crianças e jovens. Não levar o problema a sério e não buscar ajuda médica em tempo suficiente pode trazer graves complicações e afetar diretamente a vida da criança.